sábado, 9 de junho de 2012

Melancolia


Olhaste-me com um sorriso de quem me lia,
perturbada por uma voz que te inquieta.
Cansada de ler poemas de melancolia,
que repetidamente me saíram da caneta.
Eu bem tento ir mudando a agulheta,
mas ela comanda-me à revelia.
Obriga-me, sem me obrigar, a abrir a gaveta,
onde a falta de entusiasmo está sempre de vigília.

São predisposições da alma que até a mim me arrelia,
mas que faço questão de expulsar, como uma seta.
Angústia que se permanece, torna-se uma anomalia,
perturbando ainda mais esta essência nada discreta.
Uma espécie de insanidade, que vejo lá no fundo da meta,
e que pode até ser um desequilíbrio que vem de família.
Mas é uma ternura, sentir essa loucura de poeta,
e passar dessa melancolia ao puro estado de folia.

Melancolia é um estado psíquico de depressão,
com ou sem causa específica.
É um estado que me invade o coração,
quando não consigo amar, e a realidade não é magnífica.
 

2 comentários:

  1. Boa divagação e rima emparelhada!! Muito bom! Eu prefiro a 2 com a 4 porque fica mais fácil (sim tb escrevo)
    Por isso tiro o meu chapéu ! Parabéns !

    Damas

    ResponderEliminar
  2. Thanks. Tens algum local onde possa ler? Se não, envia-me por mail. Gosto de ler, para aprender ;-) abraço

    ResponderEliminar